terça-feira, 14 de maio de 2013



A Camada de Ozônio
Vinícius F. da Silva

A camada de ozônio é uma capa compôs por gás ozônio e que é responsável por absorver 95% dos raios UV que são emitidos pelo Sol e atingem a Terra, se essa camada não existisse afetaria muito na vida dos seres vivos, as plantas teriam a capacidade de fotossíntese diminuída, e os casos de câncer de pele, cataratas e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.
Existe uma determinada época do ano que ocorrem reações químicas na camada, deixando ela bem fina, e a liberação descontrolada de clorofluorcarbono  tem tornado essa reação mais forte causando um buraco na camada de ozônio,mas  com o Protocolo de Montreal que foi assinado por 47 países que tem como objetivo diminuir a liberação de gases nocivos a camada de ozônio tem tido um resultado de 80% de redução na liberação desses gases.



Chuva Ácida
Alan Gerloff
Devido a grande quantidade de poluentes liberados pelas indústrias, gases tóxicos, ácidos tem se transformado em chuvas, mas essa água é corrosiva e tem causado muitos prejuízos ao meio ambiente.Quando caem em forma de chuva ou neve, estes ácidos provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode até mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Poluindo rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares, por exemplo.
Consequências 
Este problema tem se acentuado nos países industrializados, principalmente nos que estão em desenvolvimento como, por exemplo, Brasil, Rússia, China, México e Índia. O setor industrial destes países tem crescido muito, porém de forma desregulada, agredindo o meio ambiente. Nas décadas de 1970 e 1980, na cidade de Cubatão, litoral de São Paulo, a chuva ácida provocou muitos danos ao meio ambiente e ao ser humano. Os ácidos poluentes jogados no ar pelas indústrias estavam gerando muitos problemas de saúde na população da cidade. Foram relatados casos de crianças que nasciam sem cérebro ou com outros defeitos físicos. A chuva ácida também provocou desmatamentos significativos na Mata Atlântica da Serra do Mar.
Estudos feitos pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza) mostraram que nos países ricos o problema também aparece. Na Europa, por exemplo, estima-se que 40% dos ecossistemas estão sendo prejudicados pela chuva ácida e outras formas de poluição.
Protocolo de Kyoto 
Representantes de centenas de países se reuniram em 1997 na cidade de Kyoto no Japão para discutirem o futuro do nosso planeta e formas de diminuir a poluição mundial. O documento resultante deste encontro é denominado Protocolo de Kyoto. Neste documento ficou estabelecido que algumas propostas de redução da poluição seriam tomadas e seria criada a Convenção de Mudança  Climática das Nações Unidas. As maiorias dos países participantes votaram a favor do Protocolo de Kyoto. Porém, os EUA, alegando que o acordo prejudicaria o crescimento industrial norte-americano, tomou uma posição contrária ao acordo.





Ilhas de Calor
Gabriel Renato
Ilhas de Calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.
Exemplo a cidade de São Paulo que é considerada uma ilha de calor. Como esta cidade tem grande concentração de asfalto e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas, outros fatores que favorecem o aquecimento da temperatura em São Paulo são: pouca quantidade de verde (árvores e plantas) e alto índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura.,
A formação e presença de ilhas de calor no mundo são negativas para o meio ambiente, pois favorecem a intensificação do fenômeno do aquecimento global.
Medidas para evitar a formação das ilhas de calor urbanas:
- Plantio de árvores em grande quantidade nas grandes cidades. Criação de parques e preservação de áreas verdes.
- Medidas para diminuir a poluição do ar: diminuição e controle da emissão de gases poluentes pelos veículos e controle de poluentes emitidos por indústrias.
Exemplos de cidades que são Ilhas de Calor:
- São Paulo (Brasil)
-Rio de Janeiro (Brasil)
- Nova Iorque (Estados Unidos da América)
-Cidade do México (México)
- Pequim (China)
-Nova Deli (índia)





Aquecimento Global
Leonardo Kalil
O Aquecimento global é um fenômeno que esta acontecendo devido à disfunção e o descontrole de outro fenômeno que é o efeito estufa. O aquecimento global nada mais é do que uma absorção e em uma retenção de calor, devido ao descontrole do efeito estufa pela emissão de gases poluentes na atmosfera da terra, o que faz com que ela esquente.
As suas principais causas são: segundo foi dito pelos cientistas e pelos especialistas as principais causas do aquecimento global são as atitudes incorretas e continuas dos humanos, que estão desmatando e poluindo toda a terra. O ser humano libera frequentemente uma grande porcentagem de gases poluentes no ar, e é esses gases que são os responsáveis por esse fenômeno chamado efeito estufa, tais gases são emitidos das seguintes maneiras: queima de combustíveis fosseis (gasolina, álcool, diesel e etc.), outros meios de queimadas, como a queima de arvores, e plantações também onde ocorre a liberação de CO2, ou a decomposição de animais herbívoros de resíduos orgânicos.

As principais consequências são: segundo foi divulgado e já era de se esperar, as geleiras irão se descongelar impedindo a sobrevivência dos animais que lá residem, além de que elas derreteram e isso fará que surja uma enorme quantidade de água no planeta, e isso comprometera o abastecimento de água em certas regiões, pode causar devastação ou extinção nas cidades litorâneas, ocorrera à formação de novos desertos onde a região possui o clima semiárido, aumento da fome, mortes por desnutrição, extinção de espécies, e a maior possibilidade de catástrofes como vulcões, terremotos, tsunamis, ondas de calor, tempestades e talvez a extinção da espécie humana.

Juntos por um mundo melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário