terça-feira, 14 de maio de 2013

GRUPO 1

Rio-92

Bárbara Macarena


A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, teve como principal tema a discussão sobre o desenvolvimento sustentável e sobre como de reverter o atual processo de degradação ambiental.

Conhecida mundialmente como Rio 92, a conferência foi a maior reunião de chefes de Estado da história da humanidade com a presença de cerca de 117 governantes de países tentando buscar soluções para o desenvolvimento sustentável das populações mais carentes do planeta.
Da Rio-92, resultaram metas e compromissos, como a Agenda 21, a Convenção da Biodiversidade, a Convenção do Clima e a Declaração de Princípios sobre Florestas.

- A agenda 21 é um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.

Entre os objetivos da Agenda 21, destacam-se:
  • Redução de emissão de poluentes
  •  Conservação da biodiversidade
  •  Estratégias de combate à pobreza e à miséria

- A convenção da biodiversidade estabelece metas para preservação da biodiversidade biológica e para a exploração sustentável do patrimônio genético, sem prejudicar ou impedir o desenvolvimento de cada país.


- A convenção do clima estabelece estratégias de combate ao efeito estufa. A convenção deu origem ao Protocolo de Kyoto, pelo qual as nações ricas devem reduzir suas emissões de gases que causam o aquecimento anormal da Terra.

- A declaração de princípios sobre florestas garante aos Estados o direito soberano de aproveitar suas florestas de modo sustentável, de acordo com suas necessidades de desenvolvimento.




Conferência de Estocolmo 

Allan Quarthman 

A decisão de ajudar a natureza foi proposta primeiramente pelos EUA. A decisão foi imediatamente contestada pelos países subdesenvolvidos que tinham a base econômica unicamente na industrialização. Era necessário as atividades como em um jogo de xadrez de indústrias para o país se desenvolver e melhorar a sua situação socioeconômica.

Foi a partir disto que os debates começaram e fundaram uma possível forma de acordo. O apelo para o " Desenvolvimento a qualquer custo" foi a base para uma não negociação do 1º acordo programado pela ONU.
Em virtude desse impasse, a conferência ficou marcada pela disputa do “desenvolvimento zero”, defendido pelos países desenvolvidos; e o “desenvolvimento a qualquer custo”, defendido pelas nações subdesenvolvidas.
Na conferência de Estocolmo foram abordados os temas como a chuva ácida e o controle da poluição do ar. As discussões contaram com a presença de 113 países e mais 400 instituições governamentais e não governamentais.
Após longos discursos e apresentações de pesquisas, foi concebido um importante documento relacionado aos temas ambientais, de preservação e uso dos recursos naturais, isso em esfera global. Essa conferência foi muito importante, pois pela primeira vez o mundo se direcionou para o volume da população absoluta global, a poluição atmosférica e a intensa exploração dos recursos naturais.
Em 1972, foi realizada a Conferencia de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população de hoje em dia, sem comprometer as próximas.A conferência que aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, foi a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente.
Naquela época acreditava-se que o meio ambiente era uma fonte sem fim e a relação homem com a natureza nunca funcionou. De um lado os seres humanos gananciosos tentando satisfazer seus desejos de conforto e consumo,do outro, a natureza com toda a sua riqueza, sendo a fonte principal para as ações dos homens.O que torna isso um problema é o alto desenvolvimento realizado pelo homem, gerando destruição para o meio ambiente.



Rio +20

Letícia Monteiro



A Rio + 20 é conhecida como a Conferência das Nações Unidas  Sobre o Desenvolvimento Sustentável , que aconteceu no Rio de Janeiro ,em Junho de 2012, ocorreu vinte anos após a Rio 92 que foi o marco que representou  a Cúpula da Terra . Ela (Rio +20)representa  uma oportunidade de olharmos para o futuro , para o mundo que queremos ter  daqui a 20 anos . 
Na Conferência Rio+20 líderes mundiais, juntamente com milhares de participantes do setor privado, ONGs e outras organizações, trabalharam em conjunto para formularem soluções que possam ajudar a reduzir a pobreza, promoveram maior igualdade social e assegurar a segurança ambiental para um planeta que experimenta um tremendo crescimento populacional.   
As discussões oficias foram focadas em dois temas eles são  :como desenvolver uma economias verde de forma a alcançarmos um desenvolvimento sustentável e tirar as pessoas da pobreza; e como ampliar a coordenação  internacional para o desenvolvimento sustentável .
A Rio +20 foi uma grande oportunidade histórica pois nos ajudou a criar consciência sobre as nossas atitudes , mostrando que se muda-las teremos um mundo melhor para as futuras gerações , um mundo com mais oportunidades de emprego e com mais desenvolvimento sustentável .

Porque precisamos da Rio + 20 ?

A Rio +20 veio com uma nova oportunidade de paramos e pensamos globalmente , sobre as nossas atitudes , para que assim possamos agir de uma forma onde envolva todos nós , visando asseguramos  um futuro melhoras paras as próximas gerações . 

Frases da Rio + 20


"A agenda aqui é de objetivos que congreguem, somem e, sobretudo, deem atenção às necessidades dos países menos desenvolvidos."

Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores
"O modelo sustentável é usar com sabedoria recursos de milhares de anos. Temos de ser persistentes. O ser humano tem a capacidade incrível de acreditar criando, não de forma ingênua, como num pensamento mágico, mas criando o futuro que queremos."

Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente
"O texto representa o consenso entre os países. Foi um esforço de conciliação para avançarmos em direção ao futuro que queremos. O texto traz avanços importantes, estamos introduzindo o objetivo de erradicar a pobreza como o maior objetivo, e também a igualdade racial, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a criação de um fórum de alto nível para acompanhar a implementação das ações decididas aqui",
 declarou a presidente Dilma Rousseff

"Os países devem deixar o egoísmo de lado para poder buscar soluções porque agora todos vão pagar o preço",
 afirmou o presidente de Cuba Raúl Castro

Nós não estamos aqui em uma atitude de oposição. É em uma atitude de quem tem posição. E a nossa é que o Brasil não pode perder a chance de continuar avançando na agenda do desenvolvimento sustentável", 
 a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva 





Desenvolvimento sustentável

Bianca de Oliveira 

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
O legado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu em junho de 2012 no Rio de Janeiro e ficou popularmente conhecida como Rio+20, formado por especialistas de vários lugares do mundo, incluindo Brasil, para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, apresentou o primeiro rascunho dos dez Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Trata-se de um conjunto de metas, nos moldes dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que deve ser assumido por todos os países-membros da ONU após 2015, quando expira o prazo para o cumprimento dos ODM, norteando todas as políticas públicas e privadas do mundo.
A primeira grande realização do grupo foi o rascunho dos ODS, que apresenta dez metas para serem assumidas pelos países-membros das Nações Unidas:
1. Fim da pobreza extrema e da fome;
2. Alcançar o desenvolvimento global;
3. Garantir aprendizado eficaz às crianças e jovens;
4. Alcançar a igualdade de gêneros, inclusão social e direitos humanos;
5. Alcançar o bem-estar e garantir a saúde em todas as idades;
6. Melhorar os sistemas agrícolas e aumentar a prosperidade rural;
7. Capacitar as cidades, tornando-as inclusivas, produtivas e resistentes;
8. Controlar as mudanças climáticas e garantir energia limpa a todos;
9. Assegurar serviços ambientais, biodiversidade e bom gerenciamento dos recursos naturais
10. Transformar a governança para o desenvolvimento sustentável.

- O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. 
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

- Os modelos de desenvolvimento dos países industrializados devem ser seguidos?
O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.  Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.







Crescimento Industrial 

Joyce Lemes

Começo da Industrialização

No século XlX que começou o Desenvolvimento industrial no Brasil. Vários cafeicultores começaram a investir um pouco dos seus lucros, ganhados com a exportação do café, no estabelecimento de industrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fabricas de tecidos, calçados e produtos que são mais fáceis e simples de se fabricar.

Era Vargas e Desenvolvimento Industrial

Durante o primeiro governo de Getulio Vargas (1930-1945) que a indústria brasileira ganhou um forte impulso. O objetivo principal de Vargas era efetivar a industrialização do Brasil e o privilegiando, para não deixar o Brasil cair na dependência externa.  Com varias leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, medidas protecionistas e investimentos em infra-estrutura, a industria nacional cresceu bastante de uma forma bem significativa nas décadas de 1930-1940. Entretanto, esse desenvolvimento continuou restrito aos grandes centros urbanos da região sudeste, criando uma grande disparidade regional.

Durante esse tempo, a indústria também se beneficiou com o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os países Europeus, estavam com suas indústrias danificadas, necessitando importar produtos industrializados de outros países, inclusive o Brasil.

Com a criação da Petrobrás (1953), aconteceu um grande desenvolvimento das indústrias ligadas a produção de coisas derivadas do petróleo, (borracha sintética, tintas, plásticos, fertilizantes, etc.)

Período JK

No governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960) o desenvolvimento industrial ganhou novos rumos e feições. JK abriu a economia para o capital internacional, atraindo indústrias multinacionais importantes. Foi durante esse tempo que aconteceu a instalação de montadoras de veiculo internacionais como Fors, General Motors, Volkswagen e Willys, em território brasileiro.
Ultimas décadas- século XX

O Crescimento industrial tem ligação com a economia do país ou seja o PIB. O crescimento industrial em 2012 foi baixo, devido a falta de investimento. Em 2010 e 2011 ouve uma antecipação, as fabricas de automóveis investiram em um novo motor, esse motor, digamos que era menos poluente, porem ele era mais caro, então as industrias não venderam bem  em 2012, ouve um declínio de vendas de 40%.
Esse ano tudo esta voltando ao normal. As industrias vão retomar a produção dos automóveis e isso ajudara o crescimento da economia pra 2013.
Entenda melhor vendo o vídeo abaixo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário